Formato PDF o que é e como Funciona

O extensão de arquivos PDF começou a ser utilizado em 1992, onde a empresa Adobe criou um formato de extensão de arquivos para que tudo o impresso em papel pudesse ser enviado digitalmente.

Portable Document Format (PDF) é utilizado para exibir e/ou compartilhar documentos, independentemente de software, hardware ou sistema operacional.

Hoje em dia você pode facilmente converter qualquer arquivo em PDF para envio, seja por e-mail ou aplicativos de mensagens. Utilizando alguns software que se servem com impressoras virtual, é possível converter os arquivos criados em PDF, facilitando assim o compartilhamento deste. E o melhor, você não utiliza papel e ainda ajuda o meio ambiente. Exemplos desses softwares e como utiliza-los veremos nos próximos posts.

NÃO É NECESSÁRIO IMPRIMIR MAIS NENHUM DOCUMENTO.

O PDF agora é um padrão aberto mantido pela International Organization of Standardization (ISO). Os documentos PDF podem conter qualquer tipo de informação como links, campos de formulário, áudio, vídeos, botões de acesso a outras informação, etc.

Embora muitos PDFs tenham apenas imagens de páginas, eles preservam todos os dados do arquivo original, mesmo quando há textos, gráficos, planilhas. Por isso é muito importante, na área gráfica, que textos por exemplo, sejam convertidos em curvas sempre que possível. Para que seu arquivo fique exatamente como você enviou para o seu Bureau de Criação ou diretamente para a impressão em gráficas e serigrafias.

Um bom método para conseguir o máximo de qualidade é gerar PDFs diretamente dos programas gráficos onde as peças foram produzidas, por exemplo, Photoshop, Corel, Illustrator, e muitos outros editores de textos ou gráficos que existe no mercado.

Quais são os principais formatos de PDF?

Descrevemos abaixo dois tipos de arquivos PDF que consideramos essencial para que trabalha com a área gráfica, seja na criação de peças publicitárias ou para impressão em gráfica:

O PDF/X-1A foi o primeiro formato criado para o padrão de impressão gráfica e é o mais utilizado. Sua principal função é manter no arquivo apenas o que for essencial para a impressão. Deixando assim seu arquivo muito mais leve para envio.

O PDF/X-4 é uma versão aprimorada do PDF/X-3. A grande diferença é que ele permite uso de transparências, deixando assim o arquivo mais fiel ao que foi criado. Essa possibilidade não era oferecida por nenhum dos formatos anteriores. Anteriormente, os outros formatos de PDF realizavam um processo de simplificação das informações, de certa forma, entendê-las e realizar a impressão de fato. Isso se dá pelo fato de que a invenção da transparência só ocorreu após a determinação dessa “linguagem” das impressoras, comumente conhecida como PostScript.

Criando arquivos PDF com o botão IMPRIMIR

Existem muitos programas que podem ser utilizados para converter o seu arquivo, em PDF, abaixo temos alguns que utilizamos aqui na AGS Mídia, confira:

Download Doro PDF – Free – Versão Windons

 

Download PDF Creator – Free – Versão Windons

 

O procedimento é muito simples, basta baixar o programa e mandar instalar, ao final da instalação, incluem uma impressora virtual que lhe permite criar PDFs a partir de qualquer aplicação, de forma fácil e rápida.

Basta usar a nova impressora para imprimir qualquer documento que queira converter para PDF.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *